Hardware

03-12-2012 20:52
Bits e Bytes
Bit resulta da contracção de duas palavras inglesas: Binary Digit e representa a unidade mínima de informação. O Byte é um conjunto de oito Bits.
O computador efectua todos os seus processamentos com o código binário que é composto apenas por dois números o zero (0) e o um (1).
À informação em binário dá-se o nome de informação digital.
A cada zero e a cada um é chamado um bit, que é a unidade mínima de informação com que trabalha um computador.
Um KiloBytes (KB) são 1024 Bytes.
MegaBytes (MB) são 1024 KB.
GigaBytes (GB) são 1024 MB.
TeraBytes (TB) são 1024 GB.
 
Memórias ou Dispositivos de Armazenamento
Os tipos principais que existem são Memória Primária e Memória Secundária.
Memória Primária é também conhecida por memória principal ou central. Encontra-se permanentemente em contacto com a CPU, fornecendo-lhe os dados necessários para o processamento e guardando os dados resultantes desse processamento. Subdivide-se em Memória ROM e Memória RAM.
Memória Secundária é também conhecida por memória auxiliar. As mais conhecidas são os discos rígidos (hard disks), as disquetes (floppy disks), os discos compactos (CDs), as cassetes e as bandas magnéticas. Diferenciam-se quanto ao modo de acesso em acesso sequencial e acesso directo.
 
Dispositivos de Entrada e Saída
São também conhecidos como Periféricos.
 
 
Unidade Central de Processamento
Se duas pessoas que falem línguas diferentes quiserem comunicar terão que encontrar uma lingua em que ambas se consigam exprimir. Assim se passa com os sistema informáticos, eles trabalham com o código binário e o utilizador para consiguir interagir com eles tem que conseguir converter a sua linguagem numa linguagem que o sistema entenda. Os dispositivos de entrada conduzem os dados à unidade central de processamento a fim de serem interpretados e transformados, os dispositivos de saída apresentam a informação resultante ao utilizador. A Unidade Central de Processamento é um circuito integrado que contém milhares de componentes electrónicos. Esses componentes estão organizados de forma a poderem efectuar as operações de processamento dos dados. Na sua estrutura destacam-se as seguintes secções:
Secção de Aquisição e Descodificação de instruções: onde chegam as instruções vindas de outros componentes (memórias, inputs, etc.) para serem descodificadas de forma a que a CPU consiga determinar as operações a realizar.
Secção de Execução: onde se processam as instruções e os dados recebidos. Esta secção é constituída pela Unidade de Controlo que controla ou determina as operações a efectuar, pela Unidade Lógico-Aritmética (ALU) que efectua as operações lógicas e aritméticas e pelo Registos ou Registers que armazena temporariamente os dados com que a ALU vai trabalhar.
 
Placa Mãe
É uma placa rectangular de circuito impresso onde se encontram ligados o processador, as memórias primárias, os conectores para ligação aos periféricos, bem como outros componentes de apoio.
A comunicação entre os componentes internos faz-se com fios condutores. Ao sistema de fios condutores por onde circulam os dados dá-se o nome de barramento (bus).